Espectáculo Final do Curso de Formação de Atores
Dias 16, 17 e 18 de Junho | Teatro do Bairro, Lisboa
Sexta e Sábado às 21h30
Domingo às 17h00
+ 12 anos
Bilhete Normal – 7€
Com Descontos – 5€
Texto | Ésquilo
Adaptação e Direcção | Cláudia Andrade
Interpretação | Ana Almeida, Carolina Campos, Carolina Silva, Duarte Silva, Jadwiga Thun, Luana Figueiredo, Mafalda Alexandre, Maria Clara Skotbu, Rita Moreno, Ricardo Silva e Tatiana Veloso
Uma criação da Evoé – Escola de Actores
__________________________________________
SINOPSE:
As cinquenta filhas de Dânao, obrigadas a casar à força com os cinquenta primos, filhos de Egito, fogem do Nilo, onde habitam, para pedir asilo político e religioso em Argos. Perante o rei dessa terra, suplicam protecção. Evocando Zeus hospitaleiro, apresentam como argumento maior a descendência de uma mesma mulher, Io. A súplica que os vincula e obriga, estabelece o conflito entre o dever de acolher e o perigo que isso representa para o equilíbrio da pólis.
Depois de hesitar e temer a fúria de um confronto, o Rei de Argos assume as consequências de enfrentar Egito, e acolhe este grupo de refugiadas, concedendo-lhes asilo.
A fuga, o exílio e a persuasão são as únicas armas de luta destas mulheres contra a privação, a violência e a opressão que se abate sobre elas. A problemática que envolve esta tragédia e os princípios éticos que a estruturam, reflectem a actualidade dos confrontos que vivenciamos e enfrentamos todos os dias, numa Europa cada vez mais fechada e sectária.