teatro - atriz
voz do corpo e corpo da voz

Workshop Suzuki e Viewpoints85€ – 50€ – 35€
14 e 21 Novembro 5, 12 e 19 de Dezembro, das 19h30 às 22h30
+ info – clique aquiInscreva-se aqui

Suzuki e Viewpoints

Horário
14 e 21 Novembro 5, 12 e 19 de Dezembro, das 19h30 às 22h30
Preço
85€
50€ Alunos Evoé
35€ Alunos Teatro Físico

Workshop de Suzuki e Viewpoints com Joana Pupo

As técnicas Suzuki e Viewpoints ajudam ao ator desenvolver uma consciência corporal cénica, bem como um sentido de liberdade e de escuta de si mesmo e do outro, baseado no prazer e no rigor do movimento.

O TREINO SUZUKI PARA ACTORES foi criado nos anos 70, por Tadeshi Suzuki, que chamou ao seu método “uma gramática dos pés”. Parte de um vocabulário criado a partir de fontes como Teatro No, Suzuki, dança Kathakali, entre outros, para restaurar a energia animal do actor, o seu enraizamento e potência de ligação a si mesmo e ao outro. A respiração e o foco são os eixos que ligam o movimento e a voz, o movimento externo e interno. Desenvolve a rapidez, a leveza e a presença.

OS VIEWPOINTS: organizados pela coreógrafa Mary Overlie e desenvolvidos por Anne Bogart para o teatro, os Viewpoints ou Pontos de Vista Cénicos são uma ferramenta de improvisação para abrir o olhar e a conexão de um colectivo, libertar o corpo e a voz, tomar decisões claras em cena.

Com o grupo do EVOÉ, vamos usar o Treino Suzuki como um aquecimento e um trabalho de consciência corporal, para preparar cada performer para o trabalho em colectivo com os Viewpoints. Vamos aprofundar a complementaridade entre os dois métodos: nutrir o corpo de energia para a criação e aprofundar um sentido de escuta para improvisar com os outros! O workshop pretende nutrir cada actor de um vocabulário para a criação teatral em projetos de colectivo.

Formada em Teatro, pelo Estúdio Nancy-Tuñon (Barcelona) e em Filosofia, pela Universidade Nova de Lisboa. A terminar o Mestrado em Teatro e Artes Performativas, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Selecionada para a Nouvelle Ecole des Maîtres em 2005, trabalha com Carlo Cecchi no Teatro Stabile delle Marche e de novo na Ecole des Maitres como assistente de Pippo Delbono e Enrique Diaz. Segue o treino de Suzuki e Viewpoints com a SITI Company em Nova Iorque, desde 2010. Cria, em colaboração: A Fuga de Wang-fô (desde 2006), emacigarramento (2009) e A Time For Time (2011). Como atriz, realça o trabalho com: José Neves, Rogério de Carvalho, Jordi Oliver, João Grosso, Carlos J. Pessoa (Relvinha Cbr_X), Artistas Unidos, Félix Ritter e Marta Pisco, Companhia Inestética e Marionet. Desenvolve actividades pedagógicas e de pesquisa com Mocamfe-Tempo Livre, Guida Rainha, Madalena Victorino, ESTAL, CEM e Evoé - Escola de Actores.

Segue-nos em:

Workshop de Zuzuki e Viewpoints ministrado pela Atriz Joana Pupo. Esta técnicas ajudam ao ator desenvolver uma consciência corporal cénica, bem como um sentido de liberdade e de escuta de si mesmo e do outro, baseado no prazer e no rigor do movimento.

Os comentários estão fechados.