fbpx

A NOSSA EQUIPA


Ator Martim Sena Evoé Escola de Atores

Martim Sena


VOLTAR

Actual professor dos Curso Livre de Iniciação ao Teatro e dos cursos profissionais de Teatro Físico e Formação de Atores é formado pela Evoé - Escola de Actores, na qual, iniciou a sua formação em 2015 com a frequência do Curso de Iniciação ao Teatro (120h/aula).
Em, 2016 frequentou o curso Interpretação e Criação de Espectáculos, (180h/aula), ambos na Evoé - Escola de Actores.

Durante os anos de 2017 e 2021 Frequentou e concluiu os Cursos de Teatro Físico e de Formação de Atores com 3840 horas práticas.

Na área do Teatro Físico estudou os temas da Metodologia de Jacques Lecoq:
Pantomima de Ação; Teatro do Gesto; Melo-Mimo; Cinema Mudo; Banda Desenhada; Grandes Clássicos do Cinema; Máscara Neutra; Máscaras da Comédia Humana; Máscaras Larvares; Máscaras Expressivas; Clown; Bufão; Dinâmicas e Análise do Movimento através dos Materiais, Elementos Naturais e Animais.

Cursou ainda diversos módulos de especialização como o Mimo Corporal Dramático de Étiènne Decroux; Pantomima de Marcel Marceau; Manipulação de Objetos; Manipulação de Marionetas; Suzuki e Viewpoints, entre outras técnicas ligadas à dança e ao treinamento corporal do ator.

No campo da Formação do Ator e a sua relação com o texto e a literatura dramática teve acesso a um conjunto de práticas fundamentais ao trabalho da representação, tais como: Criação do Espetáculo; Interpretação e Análise Dramatúrgica; Improvisação segundo a Poética de Aristóteles; Silêncio Trágico; Poética do Jogo; Voz e Canto; Narrativas e Oralidade; Adaptação e Escrita Dramatúrgica.

Ao longo da sua formação teve a oportunidade de trabalhar com: Pablo Fernando, Patricia Ubeda, Ricardo Silva, Charly Magonza, Johan Philippe, Luciana Costa, Guto Martins, Sam Meyler, Ana Mira, John Mowat, Jaime Mears, Filipa Mendes, Miguel Freire, Ana Mira, Patrícia Ubeda, Benita Prieto, Josy Correia, Nilson Muniz, Carolina Ayub, Francisco Gomes e Pablo Baldor.

Através da RIEA, participou em intercâmbios com a escola Acción-escena, em Madrid, tendo feito diversas acções de formação, assim como várias apresentações nos eventos da escola.

Participou de vários espetáculos produzidos pela escola, dos quais destacam-se:
"Linhas de Fuga" (2018-19), no Teatro do Bairro e na A Bruxa Teatro,
"Ubu, Ubu, Sempre Ubu!" (2019), no Teatro do Bairro.
"Escudos Humanos em Linhas de Fuga" (2020), também no Teatro do Bairro e no Espaço Evoé.

Em 2021 integra o elenco fixo da Companhia Evoé Teatro e realiza uma especialização pedagógica, dando aulas, enquanto estagiário, nos cursos de Formação de Atores e Teatro Físico.

Segue-nos em: