A NOSSA EQUIPA


Josy-1-blackwhite

Josy Maria Correia


VOLTAR

Josy Maria Correia é atriz, contadora de histórias, dramaturga, escritora, compositora, diretora cênica, produtora cultural e investigadora de cultura popular brasileira, oralidade latino-americana e europeia (literatura de cordel, contos tradicionais e musicalidade).

Formada pelo Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Audiovisual – Secult-Ce-Brasil (1999-2001), foi aluna de grandes mestres do teatro brasileiro como José Celso Martinez Correia, Celso Nunes, Clóvis Levi, Grupo Lume, Antônio Mercado, Rose Gonçalves, entre outros. Atuou em diversos grupos e espetáculos de teatro, dança e musicais.

Funda em 2002 a Cia. Catirina de Pesquisa e Produção – Ateliê da Palavra, desenvolvendo espetáculos cênicos, musicais, contações de histórias, recitais, projetos de contos, eventos e oficinas de formação para artistas, narradores, bibliotecários e professores em todo território nacional. As principais montagens/espetáculos da Cia Catirina são: «As Catirinas» (2002-2017), «Conte lá que eu conto cá» (2008), «Troadoras Itinerantes» (2015-2017) e os musicais infantís de contos «Cantigas Contadas» (2002-2017), «O auto do Deus Menino» (2005) e «Contos de Brincar» (2015-2017).

É curadora e idealizadora do Encontro Internacional de Contadores de Histórias “Cordão de Histórias” desde 2005 (Ceará-Brasil) e da Rede Internacional de Narradores Tradicionais.
Membro da RIC: Red Internacional de Cuentacuentos com sede em Valência/ES.
Idealizadora, coordenadora e editora de folhetos de literatura de cordel da Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas, Cantadoras e Repentistas que representa o Brasil na Campanha do Secretário Geral das Nações Unidas – ONU, reconhecida como coletivo de ação nacional para o incentivo à leitura pelo 8º Prêmio Viva Leitura do Ministério da Cultura brasileiro (2016).
Fundadora da Escola de Narradores de Fortaleza em 2015.
Ministra cursos de formação para narradores desde 2002.
Publicou dois livros de literatura infantil, textos teatrais, artigos e diversos cordéis.
Como contadora de histórias, atriz, musicista, escritora e investigadora percorreu países como: Bolívia, Colômbia, México, Cuba, Argentina, Uruguai, Peru, Portugal, Espanha, Holanda, França e Cabo Verde, além de boa parte do Brasil, participando de eventos, intercâmbios, realizando oficinas e apresentações.
Premiada com Edital Artes Cênicas na Rua – Funarte 2009, Intercâmbio e difusão cultural Brasil/Colômbia – MinC (2009), Programa BNDES/BNB de Cultura (2011), Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde/África (2013), Intercâmbio e difusão cultural Brasil/Portugal - MinC (2013), Edital Apoio a Feiras de Livros e Eventos Literários – PNLLLB/MinC (2014) e 8º. Prêmio Viva Leitura (2026), entre outros. É artista responsável pelo projeto Trovadoras Itinerantes em parceria com a musicista Luciana Costa. Residente em Portugal, desenvolve projetos, eventos e atividades da Cia Catirina, além de produção e elaboração de projetos para associações culturais portuguesas e formações para narradores com o Laboratório de Narradores em parceria com o escritor e narrador argentino Rodolfo Castro.

Segue-nos em:

BIOGRAFIA JOSY MARIA CORREIA

Josy Maria Correia é actriz, contadora de histórias, dramaturga, escritora, compositora, directora cênica, produtora cultural.

Investigadora de cultura popular brasileira, oralidade latino-americana e europeia (literatura de cordel, contos tradicionais e musicalidade).

Formada pelo Colégio de Direcção Teatral do Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Audiovisual – Secult-Ce-Brasil (1999-2001).

Foi aluna de grandes mestres do teatro brasileiro como José Celso Martinez Correia, Celso Nunes, Clóvis Levi, Grupo Lume, Antônio Mercado, Rose Gonçalves, entre outros.

Atuou em diversos grupos e espectáculos de teatro, dança e musicais.

Funda em 2002 a Cia. Catirina de Pesquisa e Produção – Ateliê da Palavra, desenvolvendo espetáculos cênicos, musicais, contações de histórias, recitais, projectos de contos, eventos e oficinas de formação para artistas.

As principais montagens/espetáculos da Cia Catirina são: «As Catirinas» (2002-2017), «Conte lá que eu conto cá» (2008), «Troadoras Itinerantes» (2015-2017).

Os musicais infantís de contos «Cantigas Contadas» (2002-2017), «O auto do Deus Menino» (2005) e «Contos de Brincar» (2015-2017).

É curadora e idealizadora do Encontro Internacional de Contadores de Histórias “Cordão de Histórias” desde 2005 (Ceará-Brasil) e da Rede Internacional de Narradores Tradicionais.

Membro da RIC: Red Internacional de Cuentacuentos com sede em Valência/ES.

Idealizadora, coordenadora e editora de folhetos de literatura de cordel da Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas, Cantadoras e Repentistas que representa o Brasil na Campanha do Secretário Geral das Nações Unidas – ONU. Reconhecida como coletivo de ação nacional para o incentivo à leitura pelo 8º Prêmio Viva Leitura do Ministério da Cultura brasileiro (2016).

Fundadora da Escola de Narradores de Fortaleza em 2015.

Ministra cursos de formação para narradores desde 2002.

Publicou dois livros de literatura infantil, textos teatrais, artigos e diversos cordéis.

Como contadora de histórias, actriz, musicista, escritora e investigadora percorreu países como: Bolívia, Colômbia, México, Cuba, Argentina, Uruguai, Peru, Portugal, Espanha.

Premiada com Edital Artes Cênicas na Rua – Funarte 2009, Intercâmbio e difusão cultural Brasil/Colômbia – MinC (2009), Programa BNDES/BNB de Cultura (2011).

Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde/África (2013), Intercâmbio e difusão cultural Brasil/Portugal – MinC (2013).

Edital Apoio a Feiras de Livros e Eventos Literários – PNLLLB/MinC (2014) e 8º. Prêmio Viva Leitura (2026), entre outros.

É artista responsável pelo projeto Trovadoras Itinerantes em parceria com a musicista Luciana Costa.

Residente em Portugal, desenvolve projetos, eventos e atividades da Cia Catirina.