A NOSSA EQUIPA


Jaime Mears

VOLTAR

Jaime Mears é uma actriz com mais de uma década de experiência profissional em teatro, cinema e televisão, na Austrália e na Europa. Diplomada no NIDA (Australia's National Institute of Dramatic Art) tem uma formação extensa em Teatro Clássico, Voz, Método Suzuki, Viewpoints, Improvisação, Bouffon, Clown, Canto e Dança.

Trabalhou, entre outros, com Sydney Theatre Company, Belvoir St. Theatre Company, Darlinghurst Theatre Company e Teatro Nacional São João. Jaime aparece em diversas séries televisivas na Australia, entre 2003-2007, como a premiada All Saints e também Mcleods Daughters. Actualmente está a filmar Mata Hari par a Star Media Productions na Europa. O desejo de explorar e diversificar a sua prática teatral levou-a a escolas e programas de formação em França (École Philippe Gaulier, Paris), Dinamarca (Keith Johnstone), Reino Unido (Complicité) e EUA (SITI Company, NY), colaborando com criadores e professores de várias disciplinas. Em Portugal, desde 2009, funda a companhia Rei Sem Roupa, que se estreia com a peça para a juventude Mau Lobo Mau (2011). Co-dirigindo com Pedro Fabião (actual director da Operação Nariz Vermelho), estrearam também A Pesca (2012) e Arre (2013). Colaborou como actriz e na criação com T.N.S.J./Teatro do Frio e com a Circolando, para os espectáculos Cruzadas (FITEI, Braga, Guimarães e Glasgow’s Conflux Surge Festival, 2011/12) e Cabra Cega (Portugal e Brasil).

Em 2008 foi galardoada com a bolsa Mike Walsh Fellowship, a prestigiada Winston Churchill Fellowship por excelência nas Artes Performativas e com uma bolsa Australia Council Artistic Development Grant, que usou para viajar para Paris e estudar com Philippe Gaulier. Foi depois premiada com a Marten Bequest Travelling Fellowship e a Ian Potter Grant para completar o programa bianual de estudos, depois do qual lhe ofereceram um lugar de assistente de Gaulier durante um semestre, que teve lugar em 2010.

Jaime tem uma experiência vasta no ensino. Começou na Australia no NIDA's Open Program e também na Brent St School of Performing Arts, como professora de Teatro, Cinema, Movimento e Improvisação, para crianças e adultos.

Segue-nos em: