O Curso de Contadores de Histórias foi pensado para funcionar como um recurso de formação eclética dentro do universo da narração oral, dos contadores de histórias e das formas de contar.
Dirigido a todos os interessados na matéria, o (re)Curso é composto por 10 oficinas práticas de imersão e experimentação orientadas por profissionais do contar, com o objectivo de abarcar algumas das áreas-satélite que compõe a galáxia cada vez mais diversa do movimento contemporâneo de contação, narração ou mediação de histórias.
Coordenação: Ana Sofia Paiva
OFICINA 1
“Vocalidade: voz do corpo, corpo da voz”
Formador: Ana Sofia Paiva
3, 10 Outubro
OFICINA 2
“Voz e Imagem da Palavra”
Formador: Josy Maria e Luciana Costa
17, 24, 31 Outubro
OFICINA 3
“Leitura em Voz Alta”
Formador: Cristina Paiva
7 Novembro
OFICINA 4
“Contar Vidas: Explorar Narrativas de Vida”
Formador: Matia Losego
14, 21, 28 Novembro; 5, 12, 19 Dezembro
OFICINA 5
“Completando a Voz: Caminho Para Narração de Contos de Autor”
Formador: Tâmara Bezerra
9, 16, 23, 30 Janeiro; 6, 13 Fevereiro
OFICINA 6
“Contar Contos Tradicionais: Os Contos-tipo da tradição oral”
Formador: Ana Sofia Paiva
20, 27 Fevereiro; 13 Março
OFICINA 7
“Ecomapas narrativos”
Formador: Joaninha Duarte
20, 27 Março; 3 Abril
OFICINA 8
“Ferramentas Digitais Para Contar Histórias”
Formador: Benita Prieto
10, 24 Abril; 8 Maio
OFICINA 9
“Livro(s) na Mão”
Formador: Bru Junça
15, 22, 29 Maio
OFICINA 10
"Recolher, Baralhar e Recontar: Laboratório de Contar”
Formador: Bruno Baptista & Ana Sofia Paiva
5, 12, 19, 26 Junho + 3 AULAS DE JULHO*
*As horas das 3 aulas de Julho serão distribuídas durante o mês de Junho, em dias e horas a combinar entre o professor, a escola e os alunos. Podem ser utilizadas separadamente ou em regime intensivo.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
- O curso aberto a todos os interessados, com ou sem experiência.
- As aulas decorrem ao longo de 10 meses e terminam em Julho de 2018.
- As inscrições mantêm-se abertas ao longo do ano, mediante o número de vagas.
- O valor apresentado é uma mensalidade.
- Para as aulas, os alunos devem trazer uma roupa confortável.