A NOSSA EQUIPA


pablo

Pablo Fernando

VOLTAR

Pablo Fernando, actual Coordenador Pedagógico da Evoé - Escola de Actores.
Iniciou os seus estudos no curso profissionalizante da Oficina Permanente de Teatro Universidade Federal de Santa Catarina (1992 - 1994) tendo frequentado, três períodos da licenciatura em Artes Cénicas na Universidade do Estado de Santa Catarina (1993 - 1994). Em Portugal deu continuidade a estes estudos concluindo o Bacharelato (1996 - 1998), e a Licenciatura (2008) em Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema, ainda a nível académico concluiu a Pós-graduação em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa (1998-2000), a Pós-Graduação Pedagogia Perceptiva do Movimento da Universidade Moderna (2001/02). Estudos de Especialização em Teatro do Gesto - Método jacques Lecoq com Norman Taylor (Universidade de Évora), Pós-Graduação Artes Performativas – Teatro do Movimento da E.S.T.C.

Ao longo da sua formação frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento e especialização, tendo participado em estágios de formação com Steve Paxton (Movimento) Eugênio Barba (Treino do Actor) Mestre Djimad (Teatro Balinês), Kanichi Hanayagi (Teatro Kabuki), Mestre Panigrahi (Katathacali), Pepe Nuñez (clown), André Riot-Sarsey (Clown), Mário Gonzalez (Teatro de Máscaras), Dácio Lima (Teatro de Máscaras), Mateo Destro (Teatro de Máscaras, Comédia Humana); Carlo Bosso (Commedia dell’Arte) Fabrizio Paladin (Commedia dell’Arte), Adriano Iurissevich (Commedia dell’Arte), Filipe Crawford (Personagens da Commedia dell’Arte), Cristina Colla (Treino do Actor), Naomi Siman (Treino do Actor), Ricardo Puccetti (Clown), Renato Ferracini (Treino do Actor) entre outros. Esta formação paralela tem sido uma constante na sua busca pelo conhecimento do trabalho do actor, acumulando uma formação variada a nível de teatro de gesto, performances contemporâneas, movimento butoh, teatro popular entre tantas outras áreas do saber teatral.
A nível pedagógico iniciou o seu trabalho como professor de teatro em 1998 e desde então já ministrou diversos cursos nas áreas de interpretação, corpo, movimento, teoria teatral e teatro de rua para diversas instituições públicas e privadas de formação artística.
No campo da criação artística tem desenvolvido o seu próprio trabalho como actor e encenador dedicando-se a criação de espectáculos ligados a estéticas populares e contemporâneas, dos quais destaca Baden-baden – O Acordo (Projecto Mambembe) com o qual viajou como saltimbanco durante um ano e meio, por mais de setenta cidades do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Portugal e Espanha, acumulando uma valiosa experiência com a realização de seiscentas apresentações, nos mais variados espaços alternativos como comboios, igrejas, universidades, televisão, bares, apartamentos, casinos e centros culturais. As últimas criações em que participou foram Galeria 17, Primeiro Milagre e Chuva Pasmada da Companhia Evoé Teatro, Respira da Companhia de Dança Jangada de Pedra – Aldara Bizarro (actor – bailarino) Em Brasa do Grupo de Teatro O Bando.
No Cinema protagonizou a curta-metragem de João Maia – Produções Off, participante de diversos festivais internacionais de cinema tais como Cannes, Veneza, São Paulo, Vila do Conde Entre Outros.

Segue-nos em:

Ator e Professor de Teatro: Pablo Fernando, actual Coordenador Pedagógico da Evoé – Escola de Actores.

Ator e Professor em Portugal, Brasil, Espanha, Chile, Uruguai. Iniciou a sua formação na Universidade Federal de Sta Catarina e deu continuidade aos seus estudos concluindo o Bacharelato (1996 – 1998), e a Licenciatura (2008) em Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema.

Pós-graduação em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa (1998-2000).

Pós-Graduação Pedagogia Perceptiva do Movimento da Universidade Moderna (2001/02).

Estudos de Especialização em Teatro do Gesto – Método jacques Lecoq com Norman Taylor (Universidade de Évora).

Pós-Graduação Artes Performativas – Teatro do Movimento da E.S.T.C.

É professor e coordenador pedagógico no Curso de Formação de Actores e Teatro Físico,

Iniciação ao Teatro

Representação para Teatro

Iniciação ao trabalho do ator

Participou em estágios de formação com: Steve Paxton (Movimento). Eugênio Barba (Treino do Actor). Mestre Djimad (Teatro Balinês).  Kanichi Hanayagi (Teatro Kabuki).  Mestre Panigrahi (Katathacali).

Pepe Nuñez (clown).  André Riot-Sarsey (Clown).  Mário Gonzalez (Teatro de Máscaras). Dácio Lima (Teatro de Máscaras).  Mateo Destro (Teatro de Máscaras, Comédia Humana). Carlo Bosso (Commedia dell’Arte).  Fabrizio Paladin (Commedia dell’Arte).  Adriano Iurissevich (Commedia dell’Arte).  Filipe Crawford (Personagens da Commedia dell’Arte).  Cristina Colla (Treino do Actor).  Naomi Siman (Treino do Actor).  Ricardo Puccetti (Clown).  Renato Ferracini (Treino do Actor).

Esta formação  tem sido uma constante na sua busca pelo conhecimento do trabalho do ator, acumulando uma formação variada a nível de teatro de gesto, performances contemporâneas, movimento butoh, teatro popular entre tantas outras áreas do saber teatral.

A nível pedagógico iniciou o seu trabalho como professor de teatro em 1998 e desde então já ministrou diversos cursos nas áreas de interpretação, corpo, movimento, teoria teatral e teatro de rua para diversas instituições públicas e privadas de formação artística.

Como ator, no Cinema protagonizou a curta-metragem de João Maia – Produções Off, participante de diversos festivais internacionais de cinema tais como Cannes, Veneza, São Paulo, Vila do Conde Entre Outros.