fbpx

A NOSSA EQUIPA


Felipe Toledo

VOLTAR

Iniciou sua formação artística no curso de Teatro Múltiplas Linguagens (2006 - 2015) no Núcleo de Artes Cênicas do Teatro do SESI - São Paulo, sobre a direção de Claudia Schurmann e Andrea Inforzato com o qual obteve o Registo Profissional de Ator emitido pelo SATED – Sindicado dos Artistas de São Paulo.
Ainda nesta escola fez os seguintes cursos de aperfeiçoamento:
"Ler a Cena”, “Múltlipas Linguagens Teatrais”, “Técnicas de Palco”, “Figurinista” e “Dramaturgia Teatral” Em 2015 formou-se pela Escola Macunaíma, São Paulo (2015)
Aperfeiçoou-se no “Curso de Improvisação” (2016 - 2017) no Teatro O Tablado de Maria Clara Machado, Rio de Janeiro, na orientação pedagógica de Cacá Mourthé e professores como Lincoln Vargas e Fernando Caruso, Pedro Kosovski, entre outros.
Ao longo da sua formação frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento e especialização como o curso de “Teatro Musical” (2010) no Conservatório Carlos Gomes, Campinas – SP.
Estudou “Teoria Musical” com o grande maestro Pedro Cameron e teve aulas de Canto e Tecnicas Vocais com a Maestrinha Grazielle Tinós e o Maestro Daniel Pedroso dos Santos. Em Portugal inicia a sua especialização na fisicalidade do ator formando-se no “Curso de Formação de Atores e Teatro Físico (2018 – 2021) da Evoé - Escola de Actores com uma carga horária de 3840 horas.
Através da RIEA, Rede Internacional de Escola Actores, participou em intercâmbios internacionais com a escola Acción-escena (Madrid) e em Espanha e Portugal realizou formações com Pablo Baldor (Espanha) Carolina Ayub (Argentina), Laura Guzmán (México), assim como várias apresentações de espetáculos nos eventos das escolas.
A nível pedagógico iniciou o seu trabalho como professor de teatro com o curso de “Iniciação ao Teatro” na escola pública “Marciano de Toledo Piza, São Paulo” (2014) com alunos do ensino médio.
Em 2018 a convite do CITAC - Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra, ministra o módulo “A Preparação do Ator”.
Em 2020 inicia seu estágio padagógico de professor na Evoé - Escola de Actores, Lisboa, sob a orientação do Coordenador Pedagógico Pablo Fernando.
Atualmente integra o quadro de professores da Evoé - Escola de Actores bem como a Direção de Produção da escola e da Companhia Evoé Teatro da qual é ator.
No campo da criação artística e trabalhos desempenhados ao longo desses anos Felipe participou dos espetáculos;
“Curtas de Nelson Rodrigues” direção de Claudia Schurmann, Realização Teatro do Sesi (2011)
“Musical O Fantasma da Ópera” direção e regência da Maestrina Grazielle Tinós. Realização Coral Encanto Jovem (2012 á 2013)
“Musical Presépio Vivo” do Maestro Ernst Mahle, direção e regência da Maestrina Grazielle Tinós. Realização Coral Encanto Jovem (2013)
“Musical Bem Maior, com hits do grupo Roupa Nova” Realização Grupo Musicale’s”(2013)
“Baú de Ilusões” direção de Claudia Schurmann. Além de atuar, trabalha como assistente de direção e figurinista. Realização Teatro do Sesi (2014).
“Claustrum” direção Claudia Schurmann. Realização Teatro do Sesi (2014).
“Horla, baseado no conto homônimo de Guy de Maupassant” direção Claudia Schurmann e Andrea Inforzatto. Realização Teatro do Sesi (2015)
“Ópera Le Nozze Di Fígaro” direção e regência do Maestro Daniel Pedroso dos Santos. Realização Coral Municipal O Mensageiro (2014).
“Ópera Suor Angélica” direção e regência do Maestro Daniel Pedroso dos Santos. Realização Coral Municipal O Mensageiro (2014).
“O Pagador de Promessas, de Dias Gomes” direção de Camila Andrade. Realização Teatro Escola Macunaíma (2015)
“Somos Todos Meninos Perdidos, baseado em Peter Pan” direção de Renata Hallada. Realização Teatro Escola Macunaíma (2016).
“Peter em Fúria, baseado em Peter Pan” direção de Renata Hallada.
Realização Teatro Escola Macunaíma (2017).
“Pano de Boca, de Fauzi Arap” direção de Camila Andrade, assitência de direção Felipe Toledo. Realização Teatro Escola Macunaíma (2018).
“Anexo Secreto”, baseado no Diário de Anne Frank.” direção de Felipe Toledo. Realização Companhia Dionisíaco (2016 á 2018)
“Pseudolus, uma nova versão” direção de Ricardo Silva. Realização Evoé Escola de Actores (2020).
“O Tesouro do Povo Nacirema, A História de Piratas, Bruxas e uma tripulação de Mortos vivos” Criação Felipe Toledo e Pablo Fernando. Realização Companhia Evoé Teatro (2020 á 2021).

Segue-nos em: